Ninguém pode negar que gordura deixa um excelente sabor na comida. Bacon então nem se fala. O que não pode é comer a vida inteira.
Uma forma interessante de deixar o bacon mais saudável (se possível) é passando-os em água quente antes de fritá-los. Isso retira um pouco do pósinho-efeito-defumado (ou acreditas que os bacons atuais são defumados por dias?) que fica por cima e o sal.
Tanto faz em laminas ou cubinhos. Se o bacon for para misturar a um bolo, sanduiche ou outro, nem se nota a diferença.
Fonte: Conzinha w.ubiratan
0
Por falar em sucos, no Rio de Janeiro as lanchonetes são repletas de frutas e os cariocas vivem consumindos copos e mais copos com vários misturas.
A pouco descobri uma empresa de sucos com um novo conceito, a DoBem. Sucos naturais, da mesma forma que são feitos, sem conservantes em caixinhas. Temos suco de laranja, limonada, suco de uva integral, Suco misto de açai, morango, maça e guaraná, suco misto de mamão, maça, banana e laranja e o mais recente (não provei, ainda...) chá mate com limão.
Empresa bacana, conceito bacana, embalagens bacanas, tem até frutomóvel!
Enfim uma empresa comsemente!
Sucos Do Bem
w.ubiratan
Por falar em sucos, no Rio de Janeiro as lanchonetes são repletas de frutas e os cariocas vivem consumindos copos e mais copos com vários misturas.
A pouco descobri uma empresa de sucos com um novo conceito, a DoBem. Sucos naturais, da mesma forma que são feitos, sem conservantes em caixinhas. Temos suco de laranja, limonada, suco de uva integral, Suco misto de açai, morango, maça e guaraná, suco misto de mamão, maça, banana e laranja e o mais recente (não provei, ainda...) chá mate com limão.
Empresa bacana, conceito bacana, embalagens bacanas, tem até frutomóvel!
Enfim uma empresa comsemente!
0
Opção de lanche no centro de BH
w.ubiratan
Se estiver no centro de BH com fome e pouco $ ou com fome e medo de comer qualquer coisa, procure "LOJA DA FRUTA" - Rua Tamoios, 357 lj Centro - PABX: (31) 3271-6621, esquina com Amazonas.
É uma loja de frutas, com bom preço e excelente qualidade. No fundo da loja tem um balcão onde são servidos sucos a R$3,00.
Você tem a opção de escolher até 03 frutas e o que der no copo do liquidificador é seu - costuma dar 01 copo e 1/2 ou mais. Pode até adoçar com mel ou usar água de coco. Ela tambem possui um freezer com saladas de fruta, cana descascada, água de coco e oferece tambem algumas frutas secas, desidratadas ou compotas.O suco de laranja está na promoção a R$1,49.
É uma loja de frutas, com bom preço e excelente qualidade. No fundo da loja tem um balcão onde são servidos sucos a R$3,00.
Você tem a opção de escolher até 03 frutas e o que der no copo do liquidificador é seu - costuma dar 01 copo e 1/2 ou mais. Pode até adoçar com mel ou usar água de coco. Ela tambem possui um freezer com saladas de fruta, cana descascada, água de coco e oferece tambem algumas frutas secas, desidratadas ou compotas.O suco de laranja está na promoção a R$1,49.
1
Porque comsemente?
w.ubiratan
Muitos me perguntam o porque deste nome. O tema do blog teria de ser uma coisa que me agradava, pois precisaria mantê-lo quase que diariamente ou dia sim dia não, então escolhi uma coisa que muito me agrada, comer bem. Daí posso dar dicas de cozinha (gosto de cozinhar), receitas, dicas práticas de alimentos saudáveis (para evitar as opções mágicas e instantâneas de 03 minutos e milhões de conservantes). Dicas de bons lugares para se comer, e outras coisa de cozinha.
O dilema era o nome. Pensei em Tempero da Vida, mas pra variar alguém, cheio de idéias já tinha usado. Pensei em Bom Vivant, mas adivinhem..., Encontrei até em outros idiomas. Cheguei até em colocá-lo, mas com outro endereço. Não funcionou, pois nem eu mesmo o encontrava de volta.
Fiquei pensando, pensado, daí me deu muita sede, era por volta das 14:00h e fazia um calorão e me lembrei das limonadas da roça que sempre tem semente. Aquelas feitas de limões que se parecem laranjas, e cascas macias como as da mexerica e R-E-P-L-E-T-O de sementes. Eu sempre falo que gosto de coisa com semente, suco, bolo, sobremesa. Não por gostar de semente, mas é sinal claro de que o sabor foi adquirido com o uso de produtos naturais, sem química. De que não tem pósinho. E essa é a essência do blog. Dicas de produtos mais saudáveis, com mais sabor. Todo mundo sabe o que é uma comida casaeira. A diferença do fubá de moinho, mais engomado, pois lá ninguém tirou o amido dele. O bolo com a massa mais consistente, pois não foi usado a “massa pronta”. O tempero feito em casa, humm! Por isso, eu digo que esse blog vem COMSEMENTE !
O dilema era o nome. Pensei em Tempero da Vida, mas pra variar alguém, cheio de idéias já tinha usado. Pensei em Bom Vivant, mas adivinhem..., Encontrei até em outros idiomas. Cheguei até em colocá-lo, mas com outro endereço. Não funcionou, pois nem eu mesmo o encontrava de volta.
Fiquei pensando, pensado, daí me deu muita sede, era por volta das 14:00h e fazia um calorão e me lembrei das limonadas da roça que sempre tem semente. Aquelas feitas de limões que se parecem laranjas, e cascas macias como as da mexerica e R-E-P-L-E-T-O de sementes. Eu sempre falo que gosto de coisa com semente, suco, bolo, sobremesa. Não por gostar de semente, mas é sinal claro de que o sabor foi adquirido com o uso de produtos naturais, sem química. De que não tem pósinho. E essa é a essência do blog. Dicas de produtos mais saudáveis, com mais sabor. Todo mundo sabe o que é uma comida casaeira. A diferença do fubá de moinho, mais engomado, pois lá ninguém tirou o amido dele. O bolo com a massa mais consistente, pois não foi usado a “massa pronta”. O tempero feito em casa, humm! Por isso, eu digo que esse blog vem COMSEMENTE !
0
Sabores do Brasil
quinta-feira, 30 de setembro de 2010
w.ubiratan
Vocês conhecem a Sorveteria Frutos dos Cerrado? Ela Ficava atráz do CEU na pampulha, mas já tem um tepinho que mudou para a Av. Tancredo Neves, 3237 / Bairro Castelo / Tel. (31) 3427-2037) .
Apesar do nome, ali encontramos não só frutas tipicadas do cerrado como araticum e cagaita. Temos açaí, buriti, brajáúba, mutamba, araçá e muitos outros sabores oriundos da Amazônia, Pantanal, Pampas, Caatinga e Mata Atlântica além dos tradicionais abacaxi, uva, morango. Com isso o passou a ser chamar Frutos do Brasil. Seus sorvetes e picolés possuem uma concentração de até 85% de fruta nas suas receitas e são livre de gorduras trans.
Nas mesinhas, potinhos de canela para salpicar no sorvete de milho, abacate ou outro de sabor da sua escolha. A soveteria ainda oferece outros opções como sucos lanches e creme de açaí.
Com mais de 100 lojas no Brasil e agora já estão indo para os EUA e Europa.
Olha só: mais de 95% do cerrado não pode ser domesticado e não se conseguiu ainda produzir mudas para reprodução. Elas dependem mesmo proliferação através dos animais e outros fatores. Há um tempo vi uma reportagem no Globo Rural que o propritário de uma sorveteria com esses sabores saía pelos ineriores do Brasil nas épocas de colheita, atráz das frutas que só dão no seu habitat natural. Algumas só podem ser colhidas quando caem no chão, outras somente as verdes e por aí vai. E ainda tem o fato de ter de deixar frutos para os animais, mantendo assim o ciclo o ecosistema. As frutas são congelas e são utilizadas no decorrer do ano. Isso demanda quase o ano todo pois cada fruta tem uma época.
0
Um dos filmes mais belos que já vi. Não é pelo fato de um dos protagonista ser um expert na cozinha, mas pela história da sua vida e o cominho que ela percorre. Parte do filme é relato autobiográfico de seu diretor, Tassos Boulmetis, nascido em Istambul, mas que passa 30 anos de sua vida na Grécia. Ele conduz bem uma história simples, mas que, carregada de valor simbólico, consegue levar ao choro e ao riso.
Aliás, esse quase foi o nome deste blog, foi minha primeira opção. Mas adivinhem porque não consegui...
Fanis Iakovidis é um conhecido professor de astrofísica na Grécia. Com quarenta anos ele chegou a um momento decisivo de sua vida, uma encruzilhada existencial que a ciência não pode auxiliá-lo a compreender. Vassilis, seu avô e mentor, vive em Istambul e desenvolveu sua própria filosofia culinária, reverenciada e aplicada tanto por gregos quanto por turcos. Fanis não vê o avô desde que tinha sete anos de idade, e assim, quando o velho homem decide ir à Grécia depois de tantos anos, sua visita iminente acende a vida de Fanis como um acontecimento histórico. Um filme que retrata a magia da imaginação infantil transformada ao longo da vida por acontecimentos familiares e sociais.
Filme "O Tempero da Vida"
w.ubiratan
Um dos filmes mais belos que já vi. Não é pelo fato de um dos protagonista ser um expert na cozinha, mas pela história da sua vida e o cominho que ela percorre. Parte do filme é relato autobiográfico de seu diretor, Tassos Boulmetis, nascido em Istambul, mas que passa 30 anos de sua vida na Grécia. Ele conduz bem uma história simples, mas que, carregada de valor simbólico, consegue levar ao choro e ao riso.
Aliás, esse quase foi o nome deste blog, foi minha primeira opção. Mas adivinhem porque não consegui...
Fanis Iakovidis é um conhecido professor de astrofísica na Grécia. Com quarenta anos ele chegou a um momento decisivo de sua vida, uma encruzilhada existencial que a ciência não pode auxiliá-lo a compreender. Vassilis, seu avô e mentor, vive em Istambul e desenvolveu sua própria filosofia culinária, reverenciada e aplicada tanto por gregos quanto por turcos. Fanis não vê o avô desde que tinha sete anos de idade, e assim, quando o velho homem decide ir à Grécia depois de tantos anos, sua visita iminente acende a vida de Fanis como um acontecimento histórico. Um filme que retrata a magia da imaginação infantil transformada ao longo da vida por acontecimentos familiares e sociais.
0
Formas diferentes de untar bolo
segunda-feira, 27 de setembro de 2010
w.ubiratan
Pois bem, vamos começar a compartilhar alguns segredos táticas de cozinha que vez ou outra quando alguem fala sobre uma receita ou coisa do tipo, e acaba não falando com todas as palavras e costuma deixar sub-entendido. As vezes tambem são adquiridas com a prática, e passam a ser instintivos.
Em vez de untar a forma de bolo com farinha de trigo, use aveia , farinha de rosca ou farelo de trigo. Além de saudável, o bolo adquire uma textura diferente.
Em bolos de chocolate use uma mistura de chocolate em pó com farinha, isso dará ao bolo mais cara de chocolate mesmo, escuro, não aquela aparência esbranquiçada da farinha.
Faça o mesmo com bolos de fubá subtituido o chocolate por fubá.
EU, Wagner, não costumo untar com manteiga, margarina ou óleo e enfarinhar. Uso papel.
Forro toda a forma com papel manteiga ou papel de pão (quando a padaria fornece pois são uma raridade, procure contatos). Desenvorfam com facilidade, se tiver de transportar sem a forma são mais seguros, mantem uma casquinha fina e uniforme e com menor quantidade de gordura são muito mais saudáveis.
Em vez de untar a forma de bolo com farinha de trigo, use aveia , farinha de rosca ou farelo de trigo. Além de saudável, o bolo adquire uma textura diferente.
Em bolos de chocolate use uma mistura de chocolate em pó com farinha, isso dará ao bolo mais cara de chocolate mesmo, escuro, não aquela aparência esbranquiçada da farinha.
Faça o mesmo com bolos de fubá subtituido o chocolate por fubá.
EU, Wagner, não costumo untar com manteiga, margarina ou óleo e enfarinhar. Uso papel.
Forro toda a forma com papel manteiga ou papel de pão (quando a padaria fornece pois são uma raridade, procure contatos). Desenvorfam com facilidade, se tiver de transportar sem a forma são mais seguros, mantem uma casquinha fina e uniforme e com menor quantidade de gordura são muito mais saudáveis.
1
Para se refrescar
w.ubiratan
Hoje até que não está muito quente, o que não invalida a idéia de se fazer um rápido sorvete de coco!
vamos precisar de:
1 xícara (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de água
2 claras batidas em neve
1 lata de creme de leite (du bão!)
1 vidro de leite de coco (200 ml) (tambem du bão! Se vai fazer, faz direito)
Faça uma calda grossa com a água e o açúcar. Enquanto despeja a calda quente sobre as claras em neve continue batendo até ficar um creme firme, tipo fazendo marshmallow. A parte, misture o creme de leite e o leite de coco. Junte delicadamente à mistura de claras e leve ao congelador ou freezer. Faça bonito servindo com laminas de coco!
Se preferir acrescente ao creme antes de gelar um pouquinho de coco fresco ralado, se for o de saquinho verifique antes se já vem adoçado para que vc diminua no açúcar do creme.
vamos precisar de:
1 xícara (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de água
2 claras batidas em neve
1 lata de creme de leite (du bão!)
1 vidro de leite de coco (200 ml) (tambem du bão! Se vai fazer, faz direito)
Faça uma calda grossa com a água e o açúcar. Enquanto despeja a calda quente sobre as claras em neve continue batendo até ficar um creme firme, tipo fazendo marshmallow. A parte, misture o creme de leite e o leite de coco. Junte delicadamente à mistura de claras e leve ao congelador ou freezer. Faça bonito servindo com laminas de coco!
Se preferir acrescente ao creme antes de gelar um pouquinho de coco fresco ralado, se for o de saquinho verifique antes se já vem adoçado para que vc diminua no açúcar do creme.
1
http://www.aura.org.br/
1° BELO HORIZONTE RESTAURANT WEEK
sexta-feira, 24 de setembro de 2010
w.ubiratan
Desde o dia 20 deste mês até 03 de outubro acontece em BH a 1ª edição do Belo Horizonte Restaurant Week. Um dos maiores eventos gastronômicos do mundo o Restaurant Week começou em julho1993 em Nova York com apenas 90 restaurantes e durou nada mais que sete dias. Hoje, mais de 100 cidades no planeta promovem sua edição. No Brasil, a primeira cidade a aderir a causa foi São Paulo em 2007 com 45 restaurantes. Depois se espalhou para Brasília, Recife e Rio de janeiro e outras.
O evento proporciona aos participantes (clientes) a oportunidade de saborear menus exclusivos com entrada, prato principal e sobremesa por R$ 27,50 no almoço e R$ 39,00 no jantar, mais R$ 1,00 para a Casa Aura. Ninguém é obrigado a doar, mas essa atitude também é um dos propósitos do evento.
Assinar:
Postagens (Atom)
















